Vivencie e assimile os conteúdos vistos em sala de aula, tornando o aprendizado único e inesquecível. Vários projetos entre eles: Visita a Fundação C.E.U., o maior complexo astronômico pedagógico do Brasil, com planetário digital e o maior telescópio Mead aberto a visitação pública. Geo-Show projeto de geologia, visita a caverna cênica para  estudo de fosseis e pedras. Visita a eclusa da barra bonita. Passeios ecológicos por trilhas e cachoeiras conhecendo costas naturais. Passeios de ecoturismo estudando a fauna  e a flora.

A base de atuação é a Fazenda Estância Peraltas, localizada na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo.

Principais Projetos:

  • Cine Dome;
  • Geo-Show;
  • Observatório e Planetário;
  • Anfiteatro;
  • Stonehenge (réplica em tamanho reduzido)

Conhecimento adquirido nas matérias: ciências, astronomia, astronáutica, biologia, geologia, história, física, química, matemática, língua portuguesa, artes, meio ambiente, educação física, atividade interdisciplinar, ética e saúde.
Diversão: parque aquático, quadras poliesportivas(tênis, futsal e basquete), futebol de sabão, sala de jogos, campo de paintball, arco e flecha, tirolesa, rafting e arvorismo.

Mais informações sobre o Resort, suas atividades e projetos disponiveis na aba Observações.

DATAS DE SAÍDA

Partindo de: Data
Sua Cidade A definir
  • Atividades pedagógicas;
  • Transporte rodoviário;
  • 01 monitor da CSV a cada 20 alunos;

  Dias/ hospedagem a definir.

____________________________________________

Brotas Eco Resort

O Brotas Eco Resort é um empreendimento estilo Hotel Fazenda pertencente ao Grupo Peraltas que é constituido por várias empresas que atuam no seguimento de turismo, educação, lazer, treinamento e eventos. 

Contando com clima privilegiado, praticamente sol o ano inteiro, o Brotas Eco Resort esta localizado na cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo a 220 km da capital. 

Por ter uma estrtura completa, o hotel é indicado por vários anos consecutivos pelas melhores mídias, inclusive o Guia Brasil 4 Rodas. Colocação de equipamentos ( berços, camas, etc... ) entre 08h00 e 20h00 havendo necessidade de solicitar junto a recepção nesse horário.

Estrutura de Lazer:

  • Academia
  • Áreas de Descanso
  • Arco e Flecha
  • Bosque
  • Brinquedoteca
  • Ciclismo
  • Equipe de Monitoria
  • Fazendinha
  • Ginásio
  • Jacuzi
  • Lago | Tirolesa
  • Loja Conveniência
  • Paintball
  • Parque Aquático
  • Playground
  • Quadras e Campos
  • Sala de TV
  • Sala de Massagem
  • Sauna

Comida da Fazenda

Um dos grandes diferenciais é a comida caseira, massas frescas, pães caseiros, tudo fresquinho, preparado com muito carinho pela nossa equipe. Desde o café da manhã até o jantar, você poderá saborear uma grande variedade de sabores e pratos. Buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas.

Fundação Centro de Estudos do Universo

Totalmente de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), a Fundação CEU criou diversas atividades para contribuir com a aprendizagem do aluno brasileiro. Nossas atividades compreendem não apenas os conteúdos ministrados em sala de aula, mas prioriza a vivência de campo, a interdisciplinaridade e a interatividade, que são peças fundamentais para um ensino de melhor qualidade. Nossas propostas de atividades abordam todos os ciclos do Ensino Fundamental e grande parte do Ensino Médio, principalmente nos eixos temáticos Terra e Universo, Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade, adaptadas para suprir todas as necessidades do currículo escolar, atingindo assim todas as faixas etárias.

As atividades didáticas da Fundação CEU são divididas em sessões Multimídias, onde o aluno embarcará numa fantástica viagem na busca do conhecimento de forma quase presencial numa sala com recursos audiovisuais de última geração, Oficinas didáticas em locais propícios para a fixação do conteúdo aprendido em sala de aula de maneira vivencial e prática, Sessões de Observação com telescópios e Sessões de Planetário Digital, que é uma das ferramentas mais importantes e didáticas no ensino de Astronomia e diversas outras ciências, tais como Geologia, Biologia, Geografia e Física.

  • Apresentações multimídia;
  • Oficinas Interativas;
  • Observatório;
  • Cine Dome: A Fundação C.E.U. possui um dos primeiros planetários digitais do país e vem desenvolvendo sessões que abordam questões sobre várias áreas do conhecimento científico. Essas apresentações além de possuírem um alto nível didático, também são espetáculos de beleza singular. 

Projeto Cosmos:

É um conjunto de atividades que emgloba o estudo de conceitos de Astronomia e ciências correlacionadas, onde o aluno tem a chance de vivenciar conteúdos de várias áreas, tais como: física, química, biologia, matemática etc.

Descubra oque é e como funciona um telescópio em nossa nova sessão multimídia. Através de uma viagem pela história da ciência e de seus avanços tecnológicos descobriremos a importância de observarmos a gigantesca janela do universo.

Demonstramos para o aluno todo nosso Sistema Solar, conhecendo todos os astros bem de perto e comparando suas caraterísticas com as características do planeta Terra, tais como temperatura superficial, período de rotação e revolução, composição e distância do Sol. Apontamos os diversos erros conceituais encontrados em diversos livros didáticos com relação ao tema Astronomia, aproximando essa ciência o máximo possível do cotidiano do aluno, aumentando assim sua compreensão dos diversos conceitos envolvidos e despertando o interesse do mesmo para a ciência.

Estudamos nossa estrela, o Sol, demonstrando que ela é apenas uma das diversas outras estrelas do Universo que se dividem em diversos tipos devido principalmente a sua temperatura, massa e brilho. Mostramos todo o processo de evolução estelar, desde seu início em belíssimas nebulosas até seus estágios finais explicando os astros e eventos mais enigmáticos do Universo como os Buracos Negros, as Supernovas e os Pulsares.

Nessa sessão compreendemos a maior parte dos conteúdos de Astronomia propostos pelos PCN no eixo temático Terra e Universo, com o sistema Sol-Terra-Lua em evidência. Demonstramos eclipses, fases da Lua, estações do ano, movimentos de nosso planeta e seu satélite natural e contamos um pouco da história da Astronomia evidenciando seus principais marcos como a queda do modelo Geocêntrico proposto por Claudius Ptolomaeus, o Heliocêntrismo e as idéias inovadoras de Galileu Galilei.

Apresentamos a conquista do espaço pelo ser humano, levando ao aluno o avanço tecnológico e científico envolvido na Astronáutica. Contamos a história da corrida espacial iniciada na década de 1960 e seu término com a conquista da Lua pelo ser humano em 1969, assim como as atuais e futuras missões espaciais como a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) e a exploração do planeta Marte por diversas sondas. Abordamos tópicos de Física como Leis de Newton no funcionamento de um foguete e conceitos de Biologia demonstrando como o corpo humano se comporta num ambiente de baixa gravidade.

Nesta sessão apresentamos uma visão diferente do mundo ao nosso redor. Viajando ao mundo microscópico conheceremos seres presentes em nosso dia a dia, mas que são praticamente invisíveis para nós, tais como: piolhos, pulgas, ácaros e até microorganismos como bactérias e vermes. Estudamos sua alimentação e reprodução, tudo isso mostrado com imagens no estilo de desenho animado.

Nessa sessão os tópicos de Astronomia são abordados de maneira simples de modo a aproximar o aprendizado com o cotidiano do aluno. São apresentados: constelações e suas lendas, planetas do sistema solar, movimento aparente das estrelas, eventos astronômicos, coordenadas astronômicas e geográficas.

Voltado para a Educação Infantil, essa sessão faz com que os alunos participem interagindo com a turma alto astral totalmente animada. São demonstrados planetas, constelações e ainda é realizada uma viagem para alguns dos planetas do sistema solar em busca de sinais de vida. A conscientização da preservação do planeta Terra é o tema principal dessa sessão.

Nessa viagem participaremos de um divertido tour pelo sistema solar, visitando nossa estrela e seus planetas conhecendo suas principais características e sobrevoando algumas superfícies, entenderemos mais sobre nosso planeta visto do espaço.

O que um ser alienígena pensaria da forma como tratamos o nosso planeta? Nesta apresentação, somos transportados ao ano de 2100, onde seres inteligentes de um planeta distante super avançado descobrem a Terra e se deparam com um cenário trágico onde todas as terríveis alterações climáticas previstas pele aquecimento global, derretimento das geleiras, elevação do nível dos mares e outros, realmente aconteceram. Um forte alerta científico sobre um futuro que poderemos enfrentar se não fizermos algo a respeito. No final os alienígenas tem uma questão a decidir: fazer contato com a Terra ou não?

A sessão “O sopro da vida” tem como meta demonstrar aos alunos a unidade básica da vida que é a célula. Nos oceanos primitivos faremos uma inesquecível viagem ao interior de uma célula animal, conhecendo suas partes (membrana, citoplasma e núcleo) e as funções de algumas de suas organelas. E, para encerrar nossa viagem, conheceremos alguns seres unicelulares, multicelulares e até mesmo alguns seres que não possuem células, os vírus.

Essa oficina foi baseada na proposta da UNESCO para o Ano Internacional da Energia sustentável para todos. Nessa atividade, os alunos tomarão decisões importantes sobre o abastecimento energético de determinadas regiões visando o contexto sócio econômico e ambiental, buscando soluções eficientes e sustentáveis para algumas cidades hipotéticas.

Durante essa atividade, os alunos conhecerão nossa Estação Meteorológica e captarão alguns de seus dados para realizar uma previsão do tempo para a cidade de Brotas. Conceitos de climatologia e meteorologia são explicados de maneira simples, aproximando o conteúdo ao nosso cotidiano.

Essa oficina é realizada em uma base de lançamentos de foguetes inaugurada pelo Astronauta Marcos Pontes, com casa mata e torre. Os alunos receberão instruções de uma atividade realizada em equipe, onde cada um terá uma tarefa importante a ser realizada, demonstrando como um lançamento de foguetes ocorre na realidade. Nossos mini-foguetes são construídos seguindo normas específicas e nossa estrutura oferece toda a segurança necessária para os alunos realizarem a atividade. São abordados tópicos de balística e lançamento de projéteis.

Com a intenção de posicionar o aluno no Universo, essa oficina explica nosso sistema planetário de forma simples e interativa. Cada aluno será um dos astros do Sistema Solar que será montado em escala com a ajuda de ferramentas didáticas simples, demonstrando a real distância entre eles. Após essa etapa é realizada uma divertida gincana com perguntas para a fixação dos temas abordados.

Nessa oficina o aluno construirá um relógio de Sol de cartolina baseado nas coordenadas geográficas da cidade de Brotas. É feita um explicação introdutória demonstrando o funcionamento do relógio e o porquê de ser construído dessa maneira. Explicamos como se orientar, como encontrar os pontos cardeais e determinar a latitude local utilizando apenas o movimento aparente do Sol e de algumas estrelas durante a noite.

Apreciar a beleza de um céu noturno totalmente estrelado é uma das principais metas da Fundação CEU. Em decorrência da grande luminosidade e poluição das grandes cidades, observar o céu se tornou uma difícil tarefa, que na Fundação CEU se torna algo gratificante e encantador, levando conhecimento, cultura e diversão para alunos de todas faixas etárias. - Atividade Noturna.

Projeto Gaia:

Este outro conjunto de atividades engloba o estudo de conceitos de Geologia e Paleontologia. Contém 5 atividades diferenciadas onde os alunos podem estudar os fenômenos da crosta de nosso planeta e também mesmo explorar de forma lúdica rochas e fosséis.

Nessa atividade, única no mundo, repleta de efeitos audiovisuais, entenderemos como o relevo do Estado de São Paulo foi formado. Essa apresentação ocorre ao ar livre em frente a um paredão que simula o recorte do relevo do Estado de São Paulo, onde transformamos 600 km em aproximadamente 20 m. Entenderemos como a vida surgiu e evoluiu nos diversos períodos e Eras geológicas, quais os eventos que transformaram nosso planeta e qual a influência do ser humano na Terra. - Atividade Noturna.

Demonstramos a origem de nosso sistema solar, a formação de nosso planeta e seu único satélite natural, a Lua. Mostramos todas as camadas geológicas da Terra explicando suas composições, deriva continental, placas litosféricas e eventos geológicos de extrema importância para a vida, tais como o vulcanismo, os terremotos e os maremotos.

Nessa atividade os alunos se tornarão verdadeiros paleontólogos e analisarão diversos tipos de fósseis dos diversos períodos geológicos da Terra em nossa caverna cenográfica voltada totalmente para o ensino de geologia. Nesse ambiente adequado, os alunos preencherão uma ficha com as caraterísticas das amostras coletadas e tentarão descobrir qual o tipo de fóssil e qual o ambiente que o possível ser habitava.

Ainda em nossa caverna cenográfica, os alunos coletarão rochas de diversas regiões do Brasil diretamente de uma parede ornamentada, simulando uma verdadeira escavação. Preencherão uma ficha com diversas características das rochas e descobrirão qual a rocha e qual seu tipo: sedimentar, magmática ou metamórfica. As rochas a serem analisadas são: arenito, calcário, varvito, granito, diabásio, basalto, quartizito, mármore e gnaisse. Ao final, todas as rochas são apresentadas em um telão e damos diversos exemplos de onde elas podem ser utilizadas.

Comparamos a estrutura interna de nosso planeta com diversos outros planetas do Sistema Solar. Mostramos a criação do nosso sistema solar, o porquê da vida ter surgido e evoluído na Terra, a morte de nossa estrela, e consequentemente de nosso planeta